Benefícios em possuir conta bancária na China

Olá pessoal!

Se alguém tivesse me dito o quanto uma conta bancária na China poderia facilitar a minha vida, eu teria feito isso logo na primeira semana em que pisei nesse país! Mas vamos por partes.

Abrindo uma conta no banco

Você apenas precisa do seu passaporte e de um número de telefone chinês.

O processo não é nada burocrático e você poderá sair do banco em apenas 30 minutos com seu cartão em mãos.

A abertura da conta é gratuita e se houver taxa de manutenção, esta será muito pequena – no ICBC, por exemplo, há uma taxa de apenas 2 yuans mensais em caso de movimentação da conta (saque, depósito, transferência, etc).

Big Four – Os quatro maiores bancos chineses

  1. Bank of China (中国银行)
  2. China Construction Bank, CCB (中国建设银行)
  3. Industrial and Comercial Bank of China, ICBC (中国工商银行)
  4. Agricultural Bank of China, ABC (中国农业银行)

Benefícios

Depois de criar sua conta bancária, você poderá linká-la com outros serviços super essenciais como Alipay, WeChat Pay, Taobao e muito mais.

Achou pouco? Aqui eu falei sobre aplicativos úteis para utilizar na China. E acredite em mim quando falo que você vai querer usufruir da praticidade dos serviços de pagamento online  (Alipay e WeChat Pay) e da conveniência de poder comprar no maior mercado online chinês – o Taobao.

Alipay é um aplicativo. WeChat Pay é uma ferramente disponível na sua wallet (carteira) no WeChat (aquele mesmo aplicativo que inicialmente você só baixou para poder se conectar a seu círculo social na China). Possuindo ambos os serviços você poderá:

  1. Pagar pela conta em restaurantes, super mercados, lojas de conveniência, lojas de roupa, e em incontáveis estabelecimentos apenas scaneando o QR Code.
  2. Podera receber e transferir dinheiro (instantaneamente) para seus amigos e contatos. Isso facilita muito no momento em dividir a conta do restaurante – uma pessoa paga e os outros apenas enviam a quantia exata online! Adeus moedas, adeus saldos devedores pequenos!
  3. Poderá linkar Alipay ou Wechat a diversos outros aplicativos de compra ou prestação de serviços, tais como Taobao, Didi (uber chinês), Mobike (serviço de bicicletas em Shanghai), delivery, comprar tickets de trem, etc.

Ou seja, se você tem acesso a essas ferramentas, poderá usufruir da praticidade e comodidade de pagar suas contas com apenas um “click” alem de poder ingressar no mundo das compras online.

Taobao é o maior mercado online chinês. Aqui você encontrara diversidade de produtos e preços competitivos. O serviço de entrega é super rápido e eficiente – já aconteceu de eu comprar um produto domingo a noite, e segunda a tarde eu já recebê-lo! Uma amiga minha já efetuou uma compra de manhã e recebeu o produto na mesma tarde!

O simples ato de abrir uma conta em banco na China pode tornar sua vida muito mais fácil – de verdade! E a melhor coisa é que o procedimento é rápido, não burocrático e gratuito.

Até a próxima.

-Dreka
Créditos da capa: ilustração por Martin David 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s