Quatro dias em Seoul (Coreia do Sul)

Sabe aquele lugar que você sempre quis visitar na vida?? Sabe aquela cidade que está no TOP3 de cidades que você quer muito morar um dia?? Sabe aquele lugar que você só conhece pela televisão, canais no YouTube e relatos de amigos/blogueiros e a única coisa que você consegue pensar é “eu preciso muito ir pra lá?? 

Isso tudo (e muito mais) era como me sentia com relação a SEOUL (서울). E mesmo que você não esteja muito interessado na Coreia, ainda assim é um lugar que super merece ser visitado, principalmente se você já estiver planejando um tour pela Ásia! 

Lembrando que: nós, brasileiros, não precisamos de visto para permanecer na Coreia do Sul como turistas por até 90 dias!! ~

Agora vamos lá falar sobre gastos ₩₩, roteiro, e dicas de aplicativos pra usar na Coreia! 

_________________________

MEUS GASTOS

Passagem aérea: ₩375.000 (De: Shanghai Pudong, Para: Seoul Incheon). Esse valor não é exato, até mesmo porque comprei a passagem por ¥2.204 (yuan), só converti para won para facilitar o cálculo.

Hospedagem: ₩60.000 (3 noites, café da manhã incluso ~e ótima localização) 

Transporte dentro de Seoul: ₩25.000

Atrações turísticas: ₩59.500

Outros: ₩200.000 

TOTAL: ₩719.500 

_________________________

ANTES DE TUDO É BOM SABER QUE…

1. Ao chegar em Seoul faça seu T-money. Cartão para utilizar em transporte público e até mesmo lojas de conveniência. Coloque ₩10.000 nele e, depois, se precisar, você vai colocando mais. (Lembrando que eu gastei um total de ₩25.000 em quatro dias apenas com transporte público). 

2. Em todo lugar você encontra tomadas e Wi-Fi grátis!! Portanto, ande por aí com seu carregador na bolsa  e fique sempre caçando redes de Wi-Fi, porque você encontra!

3. Para comprar cosméticos em Myeongdong, espere que as funcionárias te abordem para entrar nas lojas! É o esquema pra ganhar coisas de graça.

4. Muitas atendentes nas lojas falam mandarim! Desculpa aí pra quem não fala, mas isso facilita muito a vida. É meio estranho chegar na Coreia falando mandarim ㅋㅋㅋ mas funciona!

5.  O won é muito parecido com o dólar, o que facilita muito no momento da conversão rápida e mental. Portanto, tenha em mente que: ₩1.000 = $1 (mas deixando claro que isso é apenas uma conversão aproximada).

6. Na hora de escolher a hospedagem, invista na localização, a diferença de preço não é assim tão absurda e você vai ficar bem feliz por ter de gastar aqueles 20 mil won a mais lol (eu fiquei em Hongdae <3 recomendo).

7. A maioria das coisas ficam muito próximas umas das outras, então é possível fazer várias atividades em um curto período de tempo.

_________________________

Eu separei meu roteiro em quatro partes: Dia #1 (entretenimento), Dia #2 (história e cultura), Dia #3 (compras) e Dia #4 (k-pop lol). 

_________________________

DIA #01 

Trick Eye Museum + Ice Museum ₩15.000

YG Entertainment (free)

Bongeunsa Temple (free)

COEX Aquarium ₩25.000

~ noite em Hongdae ~ 

1. Trick Eye Museum (트릭 아이 미술관) + Ice Museum (아이스 뮤지엄)

Comprando a entrada para o Trick Eye, você tem direito a entrar no Ice Museum. 

Não são bem “museus” lol, mas são lugares em que da pra tirar umas fotos incríveis (sobretudo no Trick Eye)!! E são bem pequenos até (o Ice Museum é minúsculo lol).

Não recomendo ir sozinho! Eu fui forever alone e minhas fotos ficaram bem toscas, e a maior graça de lá é realmente tirar muitas fotos haha mas tudo bem!

Trick Eye

E assim gente: a ideia do local é criar uns efeitos 3D como se você realmente participasse do cenário. Pra quem tiver interesse… corre pro Google ㅎㅎㅎㅎ que aí sim vocês verão a graça de lá rs

Ice Museum

2. YG Entertainment (외이지 엔터테인먼트)

Como fã de kpop e YG Stan assumidíssima, está aí algo que eu não poderia deixar de ver!! 

Artistas da YG: Jinusean, Psy, Epik High, BIGBANG, meu eterno 2NE1 (*cry*), Lee Hi, AKMU, Winner, iKON, BlackPink, SECHSKIES.

3. Bongeunsa Temple (봉은사)

É um templo budista bem pequeno e bonito de se ver! Fica super próximo ao COEX e eu dei uma passada lá antes de ir para o Aquário (da pra ir andando). 

4. COEX Aquarium (코엑스 아쿠아리움)

Lindo e maravilhoso <3 O Aquário abriga mais de 40 mil criaturas marinhas e 650 espécies!! 

5. Hongdae (홍대)

Aqui foi onde passei minhas três noites em Seoul!! E é também local em que fiquei hospedada! Quem está ligado na Coreia do Sul bem sabe que essa região é super famosa pela aura juvenil que exaura. 

Comida de rua:


Esquerda: tteopokki (떡볶이)

Direita: hot dog (핫도그)

Playground~ 

É uma praça em que o pessoal se reúne para tocar músicas, dançar… é bem divertido de ver <3

Esses meninos estavam cantando BIGBANG quando chegamos, e como eles perceberam que estávamos surtando, logo começaram a perguntar quais músicas queríamos ouvir. Muito amoor  <3

Eu só pude aproveitar bem a região porque estava hospedada “no meio do fervo” ㅋㅋㅋㅋ, então se você quer uma boa experiência da night life em Seoul eu recomendo ficar em Hongdae ou Myeongdong. Esses são os lugares em que as coisas acontecem lol 

_________________________

DIA #02

Bukchon Hanok Village (free)

Gyeongbokgung ₩3.000

King Seo Jong Statue (free)

N Seoul Tower (Namsan ) ₩16.500 (₩8.500 ida e volta de cable car + ₩8.000 entrada para o observatório)

Myeongdong 

~ noite em Hongdae~ 

1. Bukchon Hanok Village (북촌한옥마을) 

É um local super famoso em que se encontram casas tradicionais coreanas (Hanok 하녹), e realmente há gente morando lá! 

Vários dramas e programas de variedade foram filmados nesse local, inclusive há uma cena de Sense8 que teve Bukchon como cenário <3 

2. Gyeongbokgung Palace (경복군)

Saindo de Bukchon fui andando até o palácio! É muito perto e a sinalização pública é muita boa indicando o caminho. 

Esse é o maior dos palácios coreanos, então se você tiver de escolher quais visitar, faça do Gyeongbokgung sua prioridade. 

E uma coisa muito importante: leia a história do local antes de visitá-lo. 

Três vezes por dia, 10 am, 1 pm e 3 pm, acontece a cerimônia de troca dos guardas na frente do Gwanghwamun Gate (광화문)! É muito bonito de ver.

Quem visita o palácio geralmente utiliza o Gwanghwamun como porta de entrada, mas eu só recomendo fazer isso se você quiser ver a cerimônia dos guardas + conseguirá estar na frente do portão antes das 10am, 1pm ou 3pm. 

Caso contrário, o que eu acredito ser a melhor opção é: visitar Bukchon primeiro, ir andando até Gyeongbokgung, e utilizar Gwanghwamun como porta de saída. 

3. King Se Jong Statue (세종대환 동산)

King Se Jong (1397 – 1450) foi o responsável pela criação do Hangeul (한글) – o alfabeto coreano. Antes disso, os coreanos utilizavam os carácteres chineses (Hanja 한자) na escrita. 

A estátua fica na direção do Gwanghwamun Gate e é muito fácil de ser localizada.

Vale muito a pena ler sobre a história de Se Jong, Dinastia Joseon (조선) assim como a história da língua coreana 💖🇰🇷

4. N Seoul Tower (N 서울 타워)

Introducing South Korea’s Landmark!!!! 

A torre possui 236.7 metros e está localizada no topo da montanha Namsan . O observatório conta com uma vista panorâmica de 360• de Seoul! 

E eu finalmente pude comer a batata tornado e ver os famosos cadeados do amor <3

5. Myeongdong (명동)

Esse é o paraíso das compras, principalmente se você quer comprar cosméticos. 

Nesse dia eu apenas fui para Myeongdong porque: 

1) o local de embarque e desembarque do cable car que vai para Namsan fica em Myeongdong, então eu já aproveitei para dar umas voltas por lá mesmo;

2) uma amiga recomendou comer 칼국수 (kalguksu) e Ainda me disse onde comer ~ (Myeongdong Gyoja 명동교자). Preço: ₩8.000 ~

Por sinal eu também recomendo, porque é uma delícia!! E a tigela é muito grande! Então, se você for acompanhado, peça apenas uma e veja se mais tarde outra será necessária lol se você, assim como eu, for sozinho, … boa sorte lol

Outro detalhe: o nome do restaurante está escrito apenas em coreano. Portanto, memorize: 명동 교자~ 

6. Hongdae (홍대)

Esse foi o dia de morrer andando por Hongdae e Ainda comer frango frito! 

Pra você que vai pra Coreia…. está aí algo que não pode deixar de comer!!! 

_________________________

DIA #03 

Cheonggyecheon (free) 

Dongdaemun

Jogyesa Temple (free)

Insadong 

Myeongdong 

~ noite em Hongdae ~ 

1. Cheonggyecheon Stream (청계천) 

Esse riacho já foi alvo de depósito de lixo urbano, tendo sido negligenciado pela população e pelo governo, e que no passado até chegou a causar problemas como enchentes. Após um projeto ecológico de restauração, o riacho se tornou um local bonito e agradável!!! Sendo até difícil de acreditar que um dia estava à beira da calamidade. 

2. Dongdaemun (동대문)

Quer comprar roupas e acessórios? Então esse é o lugar. 

Foi lá que eu comprei minha camiseta da Coreia do Sul (대한민국 ),  e por apenas ₩5.000 (vi outras lojas vendendo a mesma camiseta por ₩10.000)!!! Bom negócio? Bom negócio! ㅋㅋㅋㅋ

E esse bonequinho – Apeach (어피치) do Kakao Friends – eu comprei por ₩12.000 na loja do Kakao.

Eu fui andando do começo de Cheonggyecheon até Dongdaemun!

3. Jogyesa Temple (조계사)

Outro templo budista. Fica na rua paralela à Insadong. Passei lá antes de me jogar em Insadong lol E como minha ideia sempre foi fazer o maior número de atividades no menor período de tempo… por que não? É só chegar e ver 💖

4. Insadong (인사동)

Um ótimo local para comprar souvenirs coreanos!!! Tem várias lojinhas vendendo o mesmo tipo de coisa (como chaveiros, leques, imãs, marcadores de livros etc), então é bom dar uma andadinha e comparar os preços.

5. Myeongdong (명동)

O paraíso dos cosméticos!!! Você encontra de tudo e com todo tipo de preço… desde removedor de esmalte por ₩1.000 até BB cream por ₩60.000 (isso que não olhei o preço de muita coisa por medo hahahah). 

Dica: já disse, mas repito: se você estiver afim de entrar em determinada loja, passe na frente bem descontraída como se não estivesse nem aí e espere a funcionária te abordar, pois normalmente ela te dará algo de graça (máscaras na grande maioria dos casos). 

Ainda em Myeongdong você pode encontrar o mercado underground que está infestado de artigos de k-pop!!!!! As fan girls piram!! Tem álbum, chaveiro, calendário, ecobag, case, e tudo mais que você puder imaginar. 

6. Hongdae (홍대)

Eu simplesmente amo esse lugar!!! Ouvi tanto falar de Hongdae na minha vida e mesmo assim consegui ser surpreendida por tudo que tem lá. Valeu a pena ter me jogado tanto na vida noturna em hongdae lol

E TOMEM SOJU <3 (소주)~ ㅎㅎㅎ

_________________________

DIA #04 

Gangnam / K-Star Road / JYP + FNC + SM 


Pra quem é fã de k-pop está aí uma parada obrigatória!! Além de dar uns rolês pela famosíssima Gangnam (강남), você passará pela K-star road (한류스타거리) e conhecerá três das agências de entretenimento mais importantes da Coreia do Sul: JYP e SM (que juntamente com a minha YG formam as BIG3) e a FNC <3 ! (Só a YG que é diferentona e fica lá pros lados de Hongdae ㅋㅋ). 


Gangnam doll: (CNBlue, SHINee, BTS, EXO, Girls’ Generation & FT Island) <3 


_________________________

APLICATIVOS ÚTEIS 

Antes de começar eu só quero dizer que eu fiz download e testei vários aplicativos até encontrar estes que estou indicando!! Então todos os indicados  têm o selo Dreka de qualidade ㅎㅎㅎㅎㅎ

Visit Korea

Seoul Travel Guide

City Rail Map 

Korean English Dictionary & Translator

Kakao Talk

1. Visit Korea

Esse aplicativo é maravilhoso porque: 1) você consegue encontrar todas as atrações turísticas; 2) ele te fornece endereço, horário de funcionamento, preço e direções para chegar nos locais desejados; 3) e ainda conta com uma introdução explicativa dos lugares! 

E mais: ainda é possível fazer download das páginas para utilizar o app offline; você também pode criar seu roteiro no próprio aplicativo separando suas atividades por dia #1, dia #2 e assim por diante. 

2. Seoul Travel Guide


O único motivo que me fez amar esse aplicativo: MAPA. 

Eu não sei vocês, mas eu tenho uma extrema necessidade de ter que visualizar em que parte do mundo estou perdida. A minha cabeça funciona com mapas. Além de que isso me ajudou muito durante a elaboração do meu itinerário, eu explico: 

Você faz uma busca dos locais que quer visitar e “dá uma estrelinha pra eles”. Essas estrelinhas ficam visíveis no mapa e você consegue saber o que fica perto do que.


Assim, é muito mais fácil de escolher o melhor trajeto e  decidir se a melhor opção é andar, pegar um ônibus, metrô ou táxi. 

3. City Rail Map 


Mapa do metrô. Funciona off-line.

Esse aplicativo tem linhas de várias cidades do mundo, e foi o melhor que eu encontrei de Seoul. 

Ele te informa o trajeto e em quais estações transferir, se for necessário. Também informa o tempo a ser gasto. Só não informa o valor do trajeto, mas o ticket simples tem um valor único de ₩1.350. Só pode acontecer de um valor a mais ser descontado quando estiver saindo na estação final (mas isso só se você for um pouquinho longe). 

4. Korean English Dictionary & Translator 


O melhor que encontrei! E funciona off-line. 

5. Kakao Talk


Assim como “no mundo” usamos WhatsApp, na China usamos o WeChat… Na Coreia do Sul, usamos é KakaoTalk! 

Se você for fã de cultura coreana, é muito provável que já terá o app no seu celular. Se esse não for o caso, apenas recomendo a instalação do aplicativo se você estiver com o objetivo de expandir seu círculo social em terras Sul coreanas.

_________________________

DINHEIRO SUL COREANO – won 원

 

_________________________

Quando eu tive a confirmação de que essa viagem ~finalmente~ daria certo eu quase chorei lol quando eu enfiei o pé pra fora do avião entao? E quando eu fui vendo os lugares que sempre quis? 

E vou ser sincera: eu tinha certeza que ia gostar de Seoul, então minhas expectativas eram altíssimas! Rolou até medo de eu me decepcionar. Mas, não sei como, o lugar simplesmente me surpreendeu!!! E eu jamais imaginei que meus míseros quatro dias na capital sul coreana seriam tão intensos e me presenteariam com tantas lembranças maravilhosas!!! 

Por hoje é isso pessoal, até a próxima!! <3 

– Dreka! 

Deixe um comentário

