Cinco dias em Beijing 

Olá pessoal! Durante o National Day (01/10-05/10) eu fiz minha viagem preferida (so far) dentro desse país maravilhoso, fui conhecer a Capital do Norte: Beijing (北京). 

Antes de tudo quero recomendar este blog (em inglês) que salvou a minha vida enquanto eu estava quebrando a cabeça para elaborar meu itinerário! Ali você encontra informações valiosas de como chegar nos lugares desejados, o que visitar, como visitar, melhor época e etc. 

A melhor coisa sobre turistar em Beijing é: há inúmeras atrações turísticas, além de que praticamente tudo você pode fazer apenas utilizando metrô. 
_________________________

MEUS GASTOS

Passagens: ¥450 (ida e volta)

Hostel: ¥290 (4 noites) 

Passeios turísticos: ¥576 

Transporte dentro de BJ: ¥90 

Extras: ¥300 

TOTAL: ¥1.706 (e acreditem que eu fiz isso da forma mais barata que eu poderia ter feito lol) 

_________________________

PASSAGENS: optei pela forma mais barata: o trem lento. 14h (o trem rápido teria levado 5h mas cada trecho me custaria mais de ¥500). Viajei durante a noite para não desperdiçar meus dias preciosos. 

HOSTEL: baratíssimo, mas só porque eu optei pelo dormitório (4 beliches em um quarto lol)

PASSEIOS TURÍSTICOS: explico abaixo de uma maneira mais detalhada. 

TRANSPORTE DENTRO DE BJ: usando o app MetroMan (falo um pouco sobre isso neste post) eu sabia que gastaria pelo menos ¥48 fazendo todos os trechos necessários e seguindo meu plano original. Mas é sempre bom considerar que nada é perfeito. Eu gastei ¥60 em metrô e ¥30 em mototáxi. 

EXTRAS: comidinhas e lembrancinhas. 
_________________________

Desde que eu soube que viria para a China, Beijing estava no topo da minha lista de lugares que eu PRECISAVA visitar! Como eu tinha apenas cinco dias inteirinhos para turistar, meus dias foram muito corridos e cansativos. Eu acordava muito cedo e dormia muito tarde. Mas também consegui completar com sucesso a lista de todas as coisas que queria ver na capital chinesa!

Vamos ao roteiro!

_________________________

DIA #1

Forbidden City ¥60

Jin Shang Park ¥2

Beihai Park ¥10

Eu cheguei em Beijing 01/10 às 8am, só corri no hostel largar minhas coisas e já corri pra Forbidden City. 



Esses três lugares ficam muito próximos um do outro. A Forbidden City é acessível via metrô. O Jing Shan Park fica na frente da saída da Cidade Proibida, é só atravessar a rua e você já está lá (é desse lugar que você consegue ver a vista panorâmica da Forbidden City).

Saindo do Jin Shang Park (pelo mesmo lugar que você entrou), siga a direita e ande em linha reta por uns 5/10min. Ainda a sua direita você encontrará o Beihai Park. 



_________________________


DIA #2 

Tian’AnMen Square (free)

Qianmen Street (free)

Panjiayuan Flea Market (free)

Show de acrobacias ¥100

Geralmente quem visita a Tian’AnMen visita a Forbidden City no mesmo dia, pois eles ficam no mesmo local (mais especificamente fica um na frente do outro). 

Créditos da imagem: tour-beijing

Esse é o mapa da Tian’AnMen Square, a entrada para a Forbidden City é o Tian’anMen Gate (na parte superior da imagem). A Forbidden City não aparece no mapa, mas fica atrás do Tian’AnMen Gate.

Eu só separei essa atividade em dois dias porque eu queria ver a cerimônia do levantamento da bandeira e o mausoléu do Mao, e para isso é necessário acordar lá pelas 5am ou até antes (e no primeiro dia eu cheguei em Beijing às 8am. Além de ser muito tarde, eu ainda queria visitar os outros dois parques depois de sair da Cidade Proibida, então foi a melhor opção elaborar meu roteiro dessa forma).

A cerimônia da bandeira ocorre duas vezes ao dia, com o nascer do sol ela é erguida, e com o pôr do sol ela é recolhida. Quando eu fui (02/10), o nascer do sol ocorreu às 6:12am! 

Infelizmente o mausoléu estava fechado durante o feriado T.T e eu não fazia ideia que isso aconteceria. </3 Mas tudo bem. 



Caminhando pela praça em direção ao Zhengyangmen Gate, depois de passar por ele você chegará na Qianmen Street. Esta é uma famosa rua de pedestres com mais ou menos 800m em que é possível ver um lado mais tradicional de Beijing e que super tem a “cara de China” que nós imaginamos. Vale a pena conferir. 



Caminhando até o final da Qianmen, a estação de metrô mais próxima é a Zhushikou (linha 7). Ali eu peguei o metrô rumo a próxima atração: Panjiayuan Flea Market (ou Antique Market).

Se você gosta artigos de decoração, coisas e arte, então é um ótimo destino! 

Aqui um pouco do que é possível encontrar por lá:




A noite eu fui ver um famoso show de acrobacias de Beijing. Eu queria mesmo era ter visto a ópera, mas como decidi de ultima hora, era o que tinha e eu queria muito ver esse tipo de exibição.


_________________________

DIA #3 

Grande Muralha (Tour em Mutianyu ¥240 + subida e descida* ¥100)

Você pode muito bem não precisar gastar tudo isso para visitar a muralha. Basta ir a Bādálǐng (八达岭), que é a parte mais famosa, mais próxima a Beijing e acessível via metrô, e que por esta razão é a mais lotada. Como eu fui pra Beijing durante um feriado nacional, eu sabia que o local estaria ainda mais lotado do que o normal ~e quando eu digo LOTADO eu estou falando disso: 


Créditos da imagem: China Daily

Acho que agora é fácil entender o porquê de eu ter optado gastar mais dinheiro com o tour em Mùtiányù (慕田峪) ao invés de morrer esmagada em Badaling lol

Mutianyu fica no condado de Huairou, mais ou menos 3h de Beijing. 



No tour estava incluso: transporte de ônibus (o motorista me pegou na frente do hostel e me deixou na frente do hostel), almoço e entrada para a muralha. Foi um preço justo. Achei até barato. E é muito fácil encontrar um tour para a muralha, o próprio hostel/hotel irá oferecer. Então é super tranquilo de encontrar. 

Sobre a ‘subida e a descida’ que escrevi acima e que me custou ¥100 yuan… para chegar até a muralha eu tinha duas opções: andar por 40min (de graça lol) até chegar ao topo ou pagar ¥50 para subir de cable car (2/3min)…


… e outros  ¥50 para descer escorregando (5min) lol preferi economizar tempo e minha boa saúde, ter mais tempo para ficar na muralha e pagar 100yuan logo (às vezes vale a pena né haha). 


_________________________

DIA #4 

Temple of Heaven ¥34

798 Art District (free) 

Wangfujing Night Market (free) 

Esse foi meu dia preferido entre os cinco <3 

Comecei com o Temple of Heaven:


Para chegar no 798 art District eu peguei o metrô até a Wangjing South e depois peguei mototáxi até o local (foi ¥15 cada trecho e eu economizei uma caminhada de uns 40 min).

Tem muita coisa incrível nesse lugar 💖


Depois de sair do Art District fui direto para a Wangfujing e ainda comi escorpião!!!! 



Um espetinho com 3 escorpiões custou ¥25 (carinho!). Foi muito divertido e melhor do que eu esperava. O gosto não é ruim, e como o escorpião é muito pequenininho só deu pra sentir o gosto de alguma coisa frita lol 

_________________________

DIA #5 

Summer Palace ¥30 

Esse foi o dia mais cansativo de todos!! Eu já estava acabada por ter visitado tantos lugares em tão pouco tempo. 




Cheguei no Summer Palace às 11am e fiquei lá por apenas três horas. O local é lindo e gigantesco!!! Acabou sendo o lugar que menos aproveitei, então pra quem for é bom estar bem descansado e ter disponível umas 4 ou 5 horas para passear por lá, porque há muito a ser visto <3 





(Btw, meu trem de volta era as 19:05 desse mesmo dia). 

_________________________

Eu fui sozinha, desacompanhada, sem planos de encontrar qualquer amigo ou conhecido na capital chinesa, e passei a maior parte dos meus dias #foreveralone e foi incrível. Mas outra coisa que também foi incrível foi que eu fiz amigos viajantes durante essa aventura, e que deixaram meus dias ainda mais incríveis! <3 (Eu te encorajo: viajar sozinho também é ótimo! Embora uma pessoinha a mais seja sempre bem-vinda, não é indispensável ter companhia para conhecer os lugares que sempre sonhamos!!). 

Eu realmente amo as lembranças que tenho dos meus cinco dias na capital chinesa. É um local que vale muito a pena ser visitado! <3

Em cinco dias eu conheci 11 locais diferentes. Foi cansativo, porém satisfatório. Deixei BJ com a sensação de missão cumprida ✔️

– Dreka 

Deixe um comentário

