Aplicativos úteis para usar na China

Olá pessoal, hoje vou indicar alguns aplicativos super úteis para quem quer vir para a China independentemente do objetivo!

 1. VPN (Betternet)

Facebook, Instagram, Google… Tudo bloqueado! Então para que você possa acessar todos esses websites/aplicativos, é necessário ter um VPN instalado no seu celular/computador. Mas lembre-se: instale ANTES de vir para a China!

Não sei dizer tecnicamente o que um VPN faz, mas o que você precisa mesmo saber (e o que eu sei lol) é: o VPN irá mascarar seu IP, como se você estivesse acessando determinado website de outro país.

Há incontáveis opções de VPNs por aí, pagos e também gratuitos. O mais TOP é o Astril (pago), outras opções famosas e gratuitas são: Betternet, TunnelBear e SuperVPN.

Como eu só tenho VPN no celular e ainda gratuito, só vou indicar o que tem funcionado pra mim: Betternet

É muito fácil utilizar e não é necessário se cadastrar. 

OBS: caso ocorra algum problema e o VPN escolhido não funcione bem assim que você chegar, há uma solução! Procure no BAIDU (o google chinês) ‘Mobogenie’ ou ‘9App’ (são lojas de aplicativos que, ao contrário do google play, funcionam aqui pefeitamente!). Instalado um desses apps você poderá procurar outras opções de VPN e ver o que funciona melhor pra você.

 2. WeChat

O WeChat (微信 wēixìn) está no TOP5 de aplicativos mais baixados da China.

É como se fosse nosso Whatsapp, mas é muito mais do que isso! Você também pode pagar suas contas, transferir dinheiro, ainda postar fotos, videos, `status` e etc., assim como no facebook. Ele tem funções inimagináveis (acreditem!), e eu desconheço todas elas (até mesmo proque só o uso como chat mesmo).

 Eu fiz download do WeChat ainda quando estava no Brasil iniciando minhas buscas por host families. Como esse app permite fazer chamadas de vídeo, muitas famílias até preferem fazer entrevista pelo WeChat ao invés de skype. Então é importante já ir se acostumando com esse app antes mesmo de vir pra China., porque depois… o utilizará muito! Acredite.

Importante ressaltar que o número de celular que você cadastra no aplicativo é privado! Ou seja, não é como no whatsapp que qualquer um pode ver! A única coisa que fica disponível para seus novos contato é seu ID.

3. Youdao Translator 

Esse aplicativo é todo em chinês. Se você não souber ler nada de carácteres, então obviamente não é uma boa opção para você. 

Eu gosto desse app porquê tem vários idiomas disponíveis como o próprio português, além de ser possível captar a tradução por meio de voz. É bem útil.

4. Pleco 

Este é um dicionário mandarim/inglês. Você pode pesquisar palavras em inglês, pinyin ou carácteres.

Ele é maravilhoso porque funciona off-line, e ainda é possível escutar a pronúncia correta das palavras. A tradução é completíssima além de o app trazer várias frases para exemplificar o uso das palavras. 

5. Chinese Skill

O Chinese Skill é semelhante ao duolingo! É um curso de mandarim a partir do inglês.

Mas a melhor parte desse app mesmo é a possibilidade de aprender e praticar bem pinyin (uma vez que ele traz todas as sílabas possíveis em todos os quatro tons), E AINDA o aplicativo traz um kit de sobrevivência.

Survival kit: aqui há `frases prontas` que você poderá precisar em diversas situações, como compras, emergência… (tendo até uma seção para flerte hahah). 

6. Ctrip

Pode facilitar a sua vida no momento de procurar horários de trem, voos e hotéis.

7. MetroMan

Esse aplicativo é maravilhoso e super útil para quem mora ou está indo visitar uma ‘cidade grande’. 

Após você escolher o trecho desejado, o aplicativo informa o valor do bilhete (pois aqui você paga de acordo com a distância percorrida) e ainda será informado o tempo a ser gasto para chegar ao destino final. Excelente para se programar com antecedência para qualquer coisa que for fazer utilizando metrô.

8. Alipay

  
 
É um aplicativo conectado com sua conta bancária, em que você pode pagar suas contas (em super mercados, lojas de roupa, lojas de conveniência e vários outros estabelecimentos) apenas scaneando o QR code! 

Possuindo esse app você ainda poderá ingressar no mundo das compras online (como Taobao) e de prestação de serviços (como Didi, o uber chinês). 

O Alipay realmente torna sua vida na China muito mais fácil! 

9. Taobao

Outro aplicativo totalmente em chinês, mas que mesmo assim você vai querer utilizar se vier morar na China é o famoso Taobao!

O taobao é uma loja virtual em que você encontra de tudo: roupas, acessórios, móveis, produtos importados e até comida! Os preços são mais atrativos e a entrega é rapidíssima! 

Esse é um dos aplicativos preferidos dos chineses e também dos estrangeiros!! 

Para comprar é necessário possuir conta em banco. 

10. Qiyi 

Esse aplicativo é totalmente em chinês, mas também não é assim tão difícil de se achar. Com ele você pode assistir filmes, séries, programas de variedades gratuitamente. Também há filmes estrangeiros, mas eu recomendo o Qiyi mais se você tiver interesse em assistir produções chinesas. 

O app traz legendas em inglês.

11. QQMusic 

App totalmente em chinês, mas fácil de usar (ainda mais fácil que o Qiyi). 

Como o próprio nome já diz, esse app é voltado para a reprodução de música. E o melhor de tudo: é gratuito!!! (Bem melhor que aquele tal de Spotify lol). 

Basta pesquisar seu artista preferido e aproveitar a boa música <3 

_________________________

Obviamente há inúmeros aplicativos que podem ser muito úteis, mas dentre vários apps que já testei, esses são os que permanecem comigo até hoje, e eu os uso (e ainda os usarei) muito!!
Por hoje é só! 

– Dreka!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s