Turistando de trem pela China 

Esta é uma das melhores opções para transitar dentro do país, visto que é mais prático e na grande maioria das vezes é mais barato!

COMPRANDO OS TICKETS

Você pode comprar online pelo Ctrip (falo sobre esse aplicativo aqui) ou comprar diretamente nas estações. ~há outros aplicativos além desse, mas creio que esse seja o mais popular uma vez que é utilizado pelos próprios chineses. 

Se optar por comprar diretamente nas estações, é importante atentar para as seguintes dicas:

  1. Você só pode comprar passagens três dias antes da sua viagem (online é possível comprar com até 60 dias de antecedência);
  2. Antes de se dirigir à estação mais próxima, pesquise no Ctrip ou neste website os horários de trens disponíveis. 
  3. Anote em um papel (em letra de forma – porque os chineses têm dificuldade em entender letra cursiva) a data, o horário, o número do trem desejado e o preço. Entregue isso ao atendente! Isso facilita a vida de todo mundo mesmo que seu mandarim seja ótimo, e facilita ainda mais se você não possui nenhum conhecimento no idioma. 
  4. Você precisa do seu passaporte para realizar a compra. 

Outro ponto importante… 

É necessário ter em mente aonde você precisa chegar. Em cidades maiores em que há mais de uma estação de trem, para que uma estação seja diferenciada da outra, geralmente apenas haverá a indicação de nán (sul 南), běi (norte 北), dōng (leste 东) ou xī (oeste 西) ao lado do nome da cidade (isso também reflete a importância dos pontos cardeais no país). Por exemplo, em Shanghai temos:

Shanghai South Railway Station, Shanghai Railway Station, Shanghai West Railway Station… e muito mais outras. 

Isso obviamente interfere diretamente no local de chegada e de partida. 

Eu digo isso porque: uma vez, quando a agência comprou tickets para que eu fosse para Shenzhen e depois para Hongkong (primeira vez que fiz isso, quase completando um mês de China), na hora de voltar embora EU ESTAVA NA ESTAÇÃO DE TREM ERRADA EM SHENZHEN! Eu deveria ir apenas para a Railway Station e eu estava em Shenzhen Bei (北). Isso me garantiu longos minutos de desespero além de eu quase ter perdido o trem por essa infelicidade. Então não façam como eu e sempre prestem atenção nisso lol Ainda mais se alguém comprar os tickets pra você, pois aí é essencial prestar atenção no nome da estação.

Entendendo as informações no bilhete: 


Rosa: número do trem;

Amarelo e verde: indicação da estação (nesse caso, nan 南 e dong 东);

Azul: sala de espera (se não houver nada escrito, ao chegar na estação apenas mostre seu ticket para algum funcionário que te dirão onde esperar, ou se já souber ler um pouco, fique atento aos painéis!);

Roxo: número do vagão 

Laranja: número do assento 

– Dreka! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s