Spring Festival (ano novo lunar)

Olá pessoal!

Trago aqui um assunto (meio) antigo, mas que vale a pena ser comentado: 春节 (chūn jié) spring festival, ano novo chinês, ano novo lunar… É tudo a mesma coisa!

 O ano lunar (ano do macaco) teve seu início em 08 de fevereiro, e vai até 27 de janeiro de 2017. As comemorações duram por quinze dias, sete dias antes do ano novo e sete dias depois.

A tradição é comemorar com a família, então a grande maioria dos chineses retorna à casa de seus pais para passar o feriado.

 As portas chinesas ganham uma decoração especial, trazendo mensagens de saúde, paz e boa sorte.

PORTAS

 Durante todo o período, a população solta fogos de artifício na frente de suas casas. E isso pode acontecer a qualquer hora do dia (até mesmo de madrugada). Quando mais próximo do dia “D”, mais frequentes são os estrondos. E é assim que as calçadas ficam:

 CALCADAS

Vale destacar que a queima de fogos é uma prática muito mais frequente nas cidades de interior do que nas cidades grandes – uma vez que as autoridades consideram tal prática perigosa! Dessa forma, dependendo do lugar, o ato pode até mesmo ser proibido (caso que aconteceu com Shanghai ainda neste ano).

 Presente tradicional: 红包 (hóng bāo), literalmente, envelope vermelho, em que contém dinheiro (geralmente é dado para as crianças! E ate eu ganhei o meu, rs). A cor vermelha é símbolo de boa sorte.

HONGBAO

 A comemoração “de verdade” acontece no dia que antecede o início do ano lunar (nesse ano, 07/02).

 Minha experiência: viajei com a família para Liancheng, Longyan (província de Fujian) – cidade natal da hosta.

MAPA

E querem a verdade? Todas as minhas expectativas de ano novo foram arruinadas. Nada mais é do que uma comemoração familiar e comum (pra ser bem sincera, nem eu sei o que estava esperando hahaha, mas claro que vale a experiência). No dia 07/02, jantamos la pelas 17h (sim, 17h!), e foi só isso. Como estava todo mundo em família e eu estava sobrando (au pair life lol), acabei voltando para meu quarto e ficando sozinha.

Na manhã do primeiro dia do ano novo, não é permitido comer carne (crença de que isso garante longevidade e felicidade)! Por isso, o noodle (no café-da-manha) é preparado com tofu, e também há 年糕 (nián gāo, bolo de ano novo (feito de arroz).

NIANGAO

E como disse no início desse post: a tradiçao é comemorar com a família. Então é exatamente isso que os chineses aproveitam para fazer durante todo o feriado!!!

 Até a proxima.

 – Dreka.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s