Minha rotina como au pair na China

Olá pessoal!

Enquanto estava fazendo minhas pesquisas iniciais sobre o programa de au pair na China, as agências sempre prometiam: máximo 30h de trabalho por semana, um dia e meio de folga por semana, seu trabalho é apenas ensinar inglês para as crianças, a família irá te fornecer três refeições por dia…

Mas como, realmente, funciona na prática? Exatamente desse jeito, isso mesmo.

Vale lembrar que: au pair na China, realmente, é uma espécie de professor de inglês das crianças.

A maioria das famílias ricas chinesas têm uma 阿姨 (ā yí) que mora na casa – essa mulher é responsavel por todas as atividades domésticas, inclusive preparar as refeições e ser babá das crianças. É difícil traduzir essa palavra, mas `tia` e uma tradução que aparece com frequência. É como se fosse um pronome de tratamento… E todos se referem a essa pessoa apenas como ā yí! Nunca pelo nome.

O que eu quero dizer com isso? Não é obrigação da au pair realizar atividades domésticas. No próprio treinamento somos orientados a recusar realizar esse tipo de serviço para a família. A única coisa que eu faço é limpar meu próprio quarto (por razões óbvias). Ainda, não sou eu quem cozinha para a kid, dá banho e etc. Meu trabalho realmente é brincar, conversar com ela e fazer com que ela aprenda inglês.

E óbvio que, por oportunidade ou bom senso, acabo fazendo algo a mais pela criança por estar sozinha com ela ou simplesmente porque quero ou me ofereço. O que eu quero deixar claro é: vai ser au pair na China, então esteja preparado para ensinar inglês e estimular a criança mais do que qualquer coisa.

Outra coisa que eu queria comentar, sobre a comida: por contrato, a família é obrigada a fornecer ao au pair, no mínimo, três refeições por dia. Ou seja: saíram comer fora e te levaram junto, a família tem que pagar. E isso acontece na prática sem maiores problemas.

Minha rotina

Os meus hosts são empresários, então os horários deles são meio bagunçados. Razão pela qual eu sempre sou pega de surpresa. Eu não tenho um horário fixo de trabalho, apesar de meus horários livres serem fixos sim. Meio confuso?! Mas calma, eu explico!

Primeiramente, um quadro para ficar melhor de visualizar:

ROTINA

De segunda à sexta estou livre até as 16h (horário em que tenho que buscar minha kid na escola, então meu trabalho de verdade comeca aí) – os pais a levam pela manhã (as 8h30min).

Também tenho os finais de semana livres, mas como meus hosts amam sair de casa (assim como tinham me dito na entrevista, and thank God that`s true LOL), eu quase sempre aproveito para sair com eles! Vocês bem sabem que nosso salário não é grande coisa… Ainda mais aqui na China! Então tudo que eu puder fazer de gra ça eu farei, rs. E meus hosts são muito bacanas, então eu gosto de sair com eles.

Às segundas (13:30 – 15:30) e às quartas (19:00 – 21:00) tenho aula de mandarim por WeChat.

Para os au pairs que moram em Shanghai, as aulas são ministradas no escritório da propria agência. Para os que não moram em Shanghai, a agência fornece um professor particular, sendo que você tem direito a 4h semanais. No começo eu no tinha gostado dessa ideia, pois eu queria sair de casa, ir para algum lugar, ter colegas de classe e etc… Mas agora eu simplesmente amo essa ideia por `n` motivos <3

Às terças (18:50 – 19:50) minha kid tem aula de desenho.

Às quartas (18:00 – 19:00) minha kid tem aula de lego, e das (19:30 – 20:30) tem aula de piano.

Está aí algo comum entre as crianças chinesas… Elas estão sempre muito ocupadas. E isso é reflexo da política do filho único (que hoje já não mais existe). Com a limitacão de apenas um filho por casal, os pais ficaram desesperados para dar tudo que podiam à criança, sem pensar que, às vezes, poderiam estar a sobrecarregando. (Isso que minha kid nem tem tantas atividades extras se comparada a algumas por aí).

Quarta-feira é um dia que quase não a vejo (apenas a busco na escola e fico com ela por quase duras horas).

Às vezes minha kid tem aulas extras de piano, então a professora vem ensiná-la em casa (o que geralmente acontece nas segundas ou quintas, por uma hora inteirinha, mas esse horaráio nunca é definido).

Isso sem mencionar compromissos aleatórios que vivem surgindo.

E eu nunca sei quando os hosts vão chegar em casa… Às vezes às 18, 19… 20…

E é justamente por isso que sempre sou pega de surpresa e não tenho um horário fixo de trabalho, então eu sempre estou preparada para relizar alguma atividade com minha kid das 16 as 22 (mas eu nunca fico todo esse tempo com ela).

É isso pessoal!!

Até a próxima.

 

– Dreka.

Deixe um comentário

