Match com uma família chinesa

Olá pessoal!

Inicialmente, o plano era ir para os Estados Unidos, mas as coisas não saíram bem como eu estava planejando. Quando tudo deu errado, estava convicta em ser au pair sem agência, então criei uma conta em três sites (gap, aupair.com e aupairworld). Falo um pouco sobre au pair sem agência neste post.

No GAP, uma família de Beijing entrou em contato comigo! Depois disso comecei a fazer inúmeras pesquisas de como ser au pair na China. O procedimento todo foi bem solitário, até mesmo porque é muito difícil encontrar brasileiros que, além de terem sido au pair nesse país, compartilharam suas experiências na internet.

Aqui você pode ler sobre o programa de au pair na China e aqui você pode ler sobre o procedimento.

Apenas uma pequena nota: não existe o programa de au pair na China assim como existe nos EUA. Assim como não há visto de au pair para aquele país! Razão pela qual as famílias chinesas sempre estão vinculadas a uma agência. Ou seja: mesmo que você queira fazer uma busca independente nos sites que indiquei acima, em algum momento você terá de se vincular a uma agência. Eu optei pelas duas coisas: mantive meus perfis nos sites de au pair, assim como entrei em contato com algumas agências.

No total, conversei com sete famílias:

Família 1 – Beijing (GAP) | 1 menino, 8 anos | Trocamos vários e-mails e não fizemos skype. Tentaram me arrastar pra a agência HHS Center, mas não tive nenhum retorno da agência. Sumiram por um tempo e depois me disseram que já tinha encontrado uma pessoa.

Família 2 – Nanjin (GAP)1 menina, 8 anos | Favoritei, a família me enviou uma mensagem. Tentaram me arrastar para a agência (não lembro qual era), nunca tive retorno da agência, a família deletou perfil do GAP.

Família 3 – Beijing (AP) | 1 menino, 7 anos | Eram da agência CASC Au pair. Fizemos skype (foi terrível!), tanto a agente quanto a família sumiram do mapa e eu nem me incomodei com isso (rs).

Família 4 – Hangzhou (AP) | 1 menina e 1 menino  (não lembro as idades) | Eram da agência Marcopolo project, fiz skype com o agente. Conversamos bastante, trocamos vários e-mails. Tive de dispensar porque tive o match com a Família 5.

Família 5 – Hangzhou (Agência Au Pair Shanghai)1 menina, 5 anos | A minha agente me enviou um e-mail com o application da família dizendo que eles estavam interessados no meu perfil. Eu respondi e no dia seguinte fizemos um skype para que eu pudesse conhecê-los. Todos parecem ser muito queridos e espero mesmo que possamos nos dar bem durante minha estadia na China! M A T C H !

Família 6 – Shanghai (Agência APSH)1 menina (7 anos) e 1 menino (5 anos) | Mãe homestay. Fui entrevistada apenas por um tradutor. Não me deram nem oportunidade de fazer nenhuma pergunta (foi terrível!). Não me quiseram porque queriam alguém cuja língua mãe fosse o inglês.

Família 7 – Shanghai (Agência APSH) | 2 meninas (1 e 5 anos) | Conversamos pouco pelo WeChat e sempre me enrolavam para fazer uma entrevista. Foram dispensados porque decidi com a agência que realmente ficaria com a Família 5.

.

** a minha agência me enviou o contato dessas últimas duas famílias (6 e 7), pois achava que janeiro “era muito tarde” e queriam que eu embarcasse em dezembro! Só aceitei conhecer essas famílias porque o tratamento da agência sempre foi ótimo!**

As famílias com as quais mais me identifiquei foram: a primeira (mas dizem as boas línguas que toda au pair se apaixona pela primeira família que vem puxar assunto com você hahaha), a quarta e a quinta. Mas como a Família 1 sumiu do mapa, minha verdadeira dúvida era entre as famílias de Hangzhou (foram as que mais gostei!!).

Fiquei com a quinta família por três motivos: 1) eram da agência que eu estava priorizando (visto que o MELHOR suporte que recebi foi de lá), 2) são muito acessíveis e flexíveis, além de sempre estarem envolvidos em programas ao ar livre (me garantiram que não ficarei entediada na cidade lol), e 3) me pediram o match primeiro.

Nota: das quatro agências com as quais fiz entrevista, apenas a APSH se interessou em realmente me ajudar no procedimento e arranjar entrevistas com as famílias. Eu realmente senti que a agência estava “trabalhando”.

Para fazer skype com as famílias eu me baseei nos posts da Clau (o primeiro contato e skype com as kids).

Irei morar em Hangzhou, capital da província de Zhejiang! É um importante centro turístico da China, tem mais de 2 milhões de habitantes e fica pertinho de Shanghai (que é uma das cidades mais populosas do mundo, além de estar no meu TOP 3 de cidades em que gostaria de morar um dia – sendo as outras duas Kyoto e Seoul). <3

mapa

E a quem interessar, um breve vídeo de Hangzhou no youtube (Canal bestdestination, tem apenas 5 minutos).

É isso pessoal!!

Nos vemos nos próximos posts!!

.

Fighting!

– DK

Deixe um comentário

