Dicas e dúvidas pré-embarque

Olá meu povo, olha eu aqui de novo!

Antes de embarcar a gente fica cheio de dúvidas, especialmente quando é a primeira vez que fazemos uma viagem internacional. Por isso quis fazer esse post com umas dicas básicas para hora de se preparar para o embarque.
  • Bagagem despachada e de mão:

Vôos internacionais saindo do Brasil com destino aos Estados Unidos te dão direito a embarcar com duas malas despachadas de até 32kg, uma mala de mão com até 5kg + um item pessoal (uma bolsa, ou uma mochila, ou um travesseiro, ou uma pelúcia grande, etc).

O problema é que a maioria das Au Pairs precisa fazer outro vôo interno do treinamento para a casa da host family, e aí que o bicho pega, porque a maioria das cias aéreas americanas não dá direito a bagagem despachada, e mesmo quando você paga pelas malas, você tem direito a uma mala de até 50lb (mais ou menos 23kg). Algumas cias aqui nos EUA não dão direito nem a mala de mão (sim, você teria que pagar a mais até pra isso).

Então na hora de arrumar as malas, fale com a host family e veja qual vai ser o seu meio de transporte até a casa. Se você vier de trem tá liberado, traga o quanto você conseguir carregar. Mesmo que no site diga que você tem direito a só uma mala de 50lb, como foi meu caso. Eu fiquei cheia de neura porque o site da Amtrak garantia que eu não conseguiria embarcar com mais do que uma mala de 50lb e deixei de trazer uma monte de coisa que fez falta.

A mala de mão em geral não é pesada, mas se o vôo estiver cheio, pode ser que a cia pese sim e encrenque se estiver muito cheia/pesada. Então evite lotar sua mala de mão.

Na minha mala de mão eu trouxe os presentes da HF e as coisas que eu precisaria para o treinamento, porque queria evitar abrir a mala grande (o que eu acabei tendo que fazer porque estava mais frio do que eu tinha me preparado e precisei de acessórios tipo luvas e meia calça).

  • Cadeados:

O TSA (Transportation Security Administration), o orgão americano responsável pela segurança nos aeroportos americanos, faz revistas aleatórias nas bagagens. Eles abrem, olham e deixam um recadinho dizendo que sua mala foi aberta. Sem drama, sem problema (geralmente rsrs). Acontece que as pessoas geralmente trancam a mala por precaução e proteção de seus bens, e você pode fazer isso tranquilamente. Só que se você trancar com um cadeado comum e eles precisarem abrir sua mala eles vão quebrar seu cadeado, sem pensar duas vezes. Para resolver esse problema foram criados os cadeados TSA approved, que são cadeados que possuem uma chave mestra que os agentes da TSA tem acesso e caso eles queiram abrir sua mala eles podem fazer isso sem destruir o cadeado.

Esse cadeado tem um preço bem salgado no Brasil, portanto eu só aconselho que você compre se estiver muito insegura em relação a deixar sua mala destrancada. Eles abrem poucas malas, e é bem provável que a sua não vá ser aberta. Na primeira vez que viajei pros USA, tranquei minha mala com aquelas travinhas plásticas que depois você tem que cortar com tesoura e não tive nenhum problema. Depois aqui eu comprei um pra mim por U$6.

  • Check in:

O check in internacional tem regras diferentes do nacional, especialmente para os USA. É recomendado que você chegue com 4 horas de antecedência, mas 3 tá de bom tamanho. Provavelmente, você vai ficar plantado no aeroporto um tempão, mas você não quer imprevistos e surpresas no dia do seu embarque né? Aproveita, vai cedo e curte a sua família até a hora de embarcar.

Na hora do check in eles fazem umas perguntas sobre a sua mala, quem fez, quando, se você está levando algo para alguém, se alguém pode ter adicionado algo na sua mala sem você saber, etc.

Assim que você despachar suas malas e pegar o seu cartão de embarque, você pode ir pra sala de embarque, ou pode ficar fora até bem perto da hora de embarcar. Maaas, nos vôos pros USA eles escolhem aleatóriamente alguns passageiros para passar um procedimento de segurança e não dá pra saber se vão te chamar ou não. No meu outro intercâmbio fiquei enrolando lá fora porque não queria largar da beiça do namorado, daí quando finalmente entrei tavam gritando no alto falante “última chamada passageira Bruna Fernandes, compareça ao portão X”, e eu pensei, pronto fudeu, perdi meu vôo kkk. mas não era nada, é porque quem passa por esse procedimento tem que embarcar antes no avião. Eles passam uns produtos na barra da sua calça e nas mãos para testar se tem vestígio de drogas e explosivos. Super de boa.

  • Imigração:

Na sua primeira parada nos USA (se tiver alguma escala vai ser sempre a primeira cidade) você vai passar pela imigração. Não tem erro, é só seguir o fluxo de pessoas que você vai acabar chegando aos guichês da imigração. Você passa por lá antes de pegar suas malas. Vai rolar uma filinha básica, ou muito longa dependendo da sua sorte. Apesar de ser o grande medo de todo viajante passar pela imigração, é de boa. Esteja confiante, tenha em mãos seus documentos e responda claramente as perguntas que fizerem. Para mim perguntaram onde ia morar e de quantas kids eu ia cuidar, mais nada. O cara que me atendeu tava num mau humor danado, então nem me deu trela, mas já troquei altas ideias com oficial da imigração, depende da pessoa que te atender. Assim que ele liberar e carimbar tudo que precisa você está livre para ir buscar suas malas e ser feliz na América rsrs

Atenção, o formulário i94, que registra sua entrada no país não é mais distribuído no vôo, como o pessoal da Experimento fala na orientação pré-embarque. Desde 2012 esse procedimento é online, e dois dias depois de passar pela imigração ele fica disponível para impressão AQUI.

Pessoal, essas são informações básicas e baseadas no meu conhecimento e experiência, em caso de dúvidas consulte os sites da cia aérea, da imigração e o pessoal da sua agência, e claro se tiver alguma dúvida que eu possa responder, manda aí nos comentários, ou no nosso Facebook.

Beijos, Bru.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s