iTEP, teste psicológico e entrevista

Hii folks!

Um dos momentos que causa muita ansiedade na vida da futura au pair, com certeza, é o dia em que você deverá ir à agência para ser avaliada em três fases: teste psicológico (em português), entrevista em inglês (que poderá variar, mas deve ter pelo menos 20 min) e iTEP (International Test of English Proficiency – o temível teste de inglês).

Antes de explorar cada um deles, separadamente, é importante ter a consciência de que: você vai encontrar mil blogs diferentes explorando esse assunto de mil maneiras diferentes. Coloque na sua cabeça o seguinte: esses posts servem apenas para te auxiliar. Em nenhum lugar você encontrará uma receita mágica para ser aprovada, ou um guia fiel de como são essas etapas (até mesmo porque: 1- é tudo confidencial, e 2- os testes mudam) . O que você precisa fazer? Acalmar-se e se preparar. No final das contas é aquele velho clichê: muitos te acompanharão nessa estrada, mas não há quem possa caminhar por você.
Então, vamos lá?!

TESTE PSICOLÓGICO

Esse teste é inteiramente em português e consiste em 150 perguntas/assertivas que você deverá responder como ‘verdadeiro’, ‘falso’ ou ‘?’.

(vi em muitos lugares que eram 300 perguntas e me assustei, mas quando eu fiz não era tudo isso. Não recordo, ao certo, quantas eram, mas não eram mais que 150).

Acredito que essa parte é a mais tranquila. A finalidade do teste é mapear a personalidade da candidata e verificar se não há contradições nas respostas.

IMPORTANTE: não pense muito sobre as perguntas, responda a primeira coisa que te vier à cabeça, pois, após um determinado tempo, as questões se repetem só que de uma maneira diferente.

Como são as assertivas? Mais ou menos assim:
Eu sinto necessidade de ajudar as pessoas (aí você responde como ‘verdadeiro’, ‘falso’, ou ‘?’). Meus amigos me descreveriam como uma pessoa solidária. Pra mim é fácil ficar um tempo sozinho. Eu acredito que há leis que podem ser quebradas se houver motivo justificável para isso. Eu digo coisas que podem machucar as pessoas.
E assim por diante… Não tem segredo, é só fazer bom uso da sua honestidade, e não tenha medo disso! Afinal, somos todos humanos. É natural já ter mentido, discutido ou magoado alguém ao longo da vida. Não é vergonha nenhuma ser sincero sobre comportamentos maldosos caso seja perguntado.
Resultado: desconheço informações de au pair que recebeu um “resultado” desse teste. O máximo que pode acontecer é você ser chamada à agência para refazê-lo.

ENTREVISTA EM INGLÊS

É mais um bate-papo “tranquilo” que você terá com a sua agente. O objetivo dessa etapa é coletar informações pessoais da candidata e, ao mesmo tempo, testar seu nível de inglês. Nos arquivos do grupo das au pairs da APIA no facebook você encontrará inúmeras possíveis questões que caem na entrevista.

De qualquer forma, não é nada muito complexo. Te perguntarão apenas sobre a sua vida pessoal (trabalho, educação, família), sobre o programa (óbvio! Experiências com crianças, o que você espera do intercâmbio, etc).

Acredito que o básico seja:

Por que você decidiu ser uma au pair?

Quais suas experiências com crianças?

O que você mais gosta de fazer com crianças?

Com quem você mora? Qual o relacionamento que você tem com sua família?

Você estuda/trabalha?

Como você acha que vai se sair dirigindo no exterior?

Você tem algum piercing/tatoo?

A minha sugestão (e o que eu fiz para me preparar): Pegue todas essas questões e já monte repostas para cada uma delas! Traduza tudo para o inglês e “ensaie”. Por mais que tenhamos muitas dicas de questões que podem cair na entrevista, nunca se sabe o que a sua agente perguntará, não é mesmo? Portanto, o importante é estar preparada para qualquer situação! Deixe suas respostas pré-formuladas que isso te dará muito mais segurança no momento de fazer a entrevista.

iTEP

O teste é exatamente como os outros blogs/vlogs descrevem!

Esse teste é composto por duas partes: listenning e speaking.

Listening: Primeiramente, você ouvirá oito áudios curtos e deverá responder uma pergunta sobre cada um. Depois, você ouvirá dois áudios longos (uns 3,5 minutos cada um) e deverá responder cinco questões sobre cada um deles.

Speaking: Você deverá responder duas questões.

  • Na primeira, você terá 30 segundos para pensar e 45 segundos para responder.
  • Na segunda, você terá 45 segundos para pensar e 60 segundos para responder.

As questões aparecem na tela com um cronômetro. Assim que o tempo acabar, uma voz dirá “SPEAK” e você deverá gravar a sua resposta dentro do tempo estipulado.

Questões que podem cair:

Que lugar você gostaria de visitar, e por quê?

Fale sobre um livro/filme que você leu/assistiu, o que você aprendeu com ele e por que você o recomendaria.

Resultado: Pode ser conferido neste site, até dois dias úteis após a realização.

Você precisa preencher apenas dois dos cinco campos que aparecem:

1. Govern. ID number (insira o número do seu RG)

Após informar o número do seu RG, você precisa informar APENAS UMA das informações que constam na segunda linha:

2a. Teste ID  | 2b. Sobrenome | 2c. Nome

 Você precisa tirar, no mínimo, 3 (intermediário) para ser aprovado.

0 – Iniciante | 1 – Elementar | 2 – Intermediário (Baixo) | 3 – Intermediário

4 – Intermediário (Alto) | 5 – Avançado (Baixo) | 6 – Avançado

Como estudar para o iTEP?

No próprio site do exame você encontrará arquivos de áudios disponíveis para download para estudar para o teste. FAÇA DOWNLOAD DOS ARQUIVOS AQUI.

Essa é uma simulação do exame. Se você conseguir entender o conteúdo dos arquivos, pode ficar tranquila. Agora, se você ainda não consegue compreender bem, é sinal que deve estudar mais antes de se submeter ao exame.

AINDA,

Estou disponibilizando para download 204 áudios complementares, da série “The Flatmates”, do site da BBC, com o respectivo scrip dos mesmos.

Os áudios estão em inglês britânico. Acredito ser interessante ouví-los, visto que: se você é capaz de entender inglês britânico, você é capaz de entender (quase) qualquer coisa, rs

The Flatmates, BBC learning english

204 áudios em mp3 | Aquivo: .rar (97,4 MB) | DOWNLOAD (4shared)

Script dos áudios | Arquivo: .pdf | DOWNLOAD (4shared)

Você também pode se interessar pelo nosso post de como estudar inglês sozinho!

Por hoje é isso! Espero que aproveitem as dicas :)

Fighting!

-DK.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s